L’Étape Brasil ! O que é?

Oiê pessoal!

Muitos de meus amigos vem acompanhando de perto os meus treinos para o L’Étape Brasil, não é mesmo? Estou tão animada e ansiosa com a prova que não falo de outra coisa: Virei uma chata de galocha! 😉 Mas a pergunta que não quer calar: O que é esse tal de L’Étape!? Falo, falo, falo… mas nem todo mundo sabe do que se trata! Portanto, aqui vai uma breve explicação sobre o tema.

O L’Étape du Tour é uma prova de ciclismo destinada a atletas amadores que buscam a experiência de percorrer um dos circuitos do Tour de France, competição profissional de ciclismo que ocorre anualmente na França e países fronteiriços.

download

Col du Galibier

O Tour de France todo mundo conhece, não é mesmo? Esse sim é super famoso ! Lance Armstrong, Jan Ullrich e Marco Pantani são alguns dos nomes que fizeram história nessa clássica competição. Mais recentemente, podemos citar Chris Fromme, Peter Sagan, Nairo Quintana entre outros! A competição é emocionante! E o mais lindo é o percurso pois o pessoal pedala através de campos e aldeias rodeadas por castelos e montanhas bem verdinhas! É um sonho!

Mas o Tour é só para os Deuses do ciclismo. Gente que pedala mais de 3000 km em 21 dias. Muito louco né? É como se fôssemos pedalar de Curitiba até Recife em termos de distância. Sem considerar as inclinações, que são bem mais íngremes que aquelas que encontraríamos na Serra do Mar e da Mantiqueira. Claro: o Tour também tem trechos mais planos! Só que tem etapa onde os caras enfrentam elevações de até 1,6km acumulados em 21km de distância. Vcs tem noção do que é isso? Eu também não! E não quero nem imaginar!!

Bom, voltando ao mundo dos mortais: O L’Étape é geralmente organizado nos Pirineus ou nos Alpes Franceses e costuma reunir cerca de até 15.000 participantes! Evento gigante! E com MUITA subida! Alguns trajetos conhecidos são: Col du Galibier, Mont Ventoux e Col du Tourmalet.

images

Mais recentemente os organizadores do evento, Amaury Sports Organization (ASO), decidiram licenciar a marca L’Étape de maneira a promover o evento em outros países como Australia e Brasil. O L’Étape Brasil terá a sua segunda edição agora em 18 de setembro na cidade de Cunha-SP, pertinho de Paraty, Aparecida do Norte e Guaratinguetá. O evento está super bem organizado e estamos todos ansiosos para que chegue logo o grande dia!

Esse ano, eu optei por fazer o meio percurso que contará com 54 km de distância, 1.630 metros de ascenção e pico de 18% de inclinação. Tem gente que vai encarar o percurso completo de 112 km com 2.870 de subida acumulada, como o doido do meu marido! Será realmente um grande desafio!04

No final das contas, o gostoso mesmo é o passeio! Vamos desfrutar de uma das mais belas paisagens que nosso país tem a oferecer em meio as Serras do Mar, da Bocaina, da Mantiqueira e da Quebra-Cangalha. A região é realmente muito charmosa e a cidade de Cunha está muito bem estruturada para receber os participantes. Existem vários restaurantes com comidinha gourmet e diversos pontos turísticos! Estou segura de que será uma experiência maravilhosa! 😉

Bom pessoal é isso! images-1Espero que eu tenha matado a curiosidade de vcs! Agora todo mundo sabe o que é o L’Étape Brasil!

Até o próximo post!

Ma