Organize-se parte 2! Dica de arquiteto!

Pessoal,

Como comentei com vocês em posts anteriores, essa semana terminei de ler o livro “A mágica da arrumação” de Marie Kondo e imediatamente comecei a colocar em prática a sua técnica de organização que é basicamente constituída de duas etapas: descartar e guardar! O que posso dizer…

konmarie-onde-guardar

Descartar e guardar! Método Konmarie.

  • DECARTAR: O “descartar” foi de doer! Eu sou uma pessoa relativamente desapegada, mas descartar minhas coisinhas sem dó nem piedade, foi de partir o coração.
  • GUARDAR: E o “guardar” então? Gente de Deus! Me embananei todinha! Juro! Sabe por quê? Me dei conta de que minha casa não possui ambientes propícios para armazenagem de certas “categorias”. Por exemplo, não soube muito bem o que fazer com as minhas ferramentas de bike. Tenho tudo separadinho mas não tenho onde acomodar esse tipo de coisa!

Bom… confesso que no final de todo o processo fiquei até um pouco frustrada! De fato minha casa ficou um pouco mais organizada, isso não posso negar! Mas senti que alguns locais ainda ficaram com carinha de “bagunçados”, talvez devido ao improviso…

Foi então que tive a ideia de bater um papo com minha amiga arquiteta Marília para que ela me desse umas dicas sobre o que poderíamos fazer para resolver o meu problema! Gente… nada como conversar com um profissional, não é mesmo? Eles abrem nossas mentes …

A Marília estava me explicando que quando construímos uma casa do zero, tudo fica bem mais fácil pois ela pode projetar algo extremamente customizado, respeitando a individualidade e a essência de cada pessoa! Achei super engraçado quando ela me deu o próprio exemplo: “Má, quando construí minha casa, tive que projetar uma área para guardar caiaques, remos e coletes salva-vidas! Imagina só! Eu e meu marido fazemos corrida de aventura, temos que pensar nesse tipo de coisa!”. O arquiteto é uma espécie de psicólogo. Te pergunta TUDO sobre a sua vida. E só assim ele é capaz de projetar algo que reflita a sua personalidade!

10410292_800591206648865_4094460703717720469_n

Projeto da Marília

Mas e no meu caso? Não estou na vibe de construir… Segundo a Marília, essa é uma situação muito comum. Muitas pessoas vivem em imóveis que não foram construídos de maneira customizada! E aí precisamos nos adaptar …  Mas fiquem tranquilos pois dá para resolver! Nesses casos ela aplica a ARQUITETURA DE INTERIORES que é a arte de  planejar e organizar espaços internos harmonizando funcionalidade e estética!

É disso que eu preciso!

A Marília comentou comigo que, muitas vezes, basta uma visita e uns pequeno rabiscos (em uma rápida consultoria) para que ela possa planejar algo bem bacana! Animei!

De maneira geral, quando o objetivo é otimizar espaço, ela nos dá as seguintes dicas:

  • Móveis planejados: Como são feitos sob medida é possível ocupar cada centímetro da habitação sem que haja desperdício de espaço. Antes de sair planejando o seu armário, é importante fazer um check list de tudo o que voce vai querer guardar! Dessa maneira é possível dimensionar os objetos e posteriormente o próprio armário! A última coisa que você vai querer é fazer um armário onde não caiba a sua mala de viagem!

    armario-planejado-cozinha

    Projeto da Marília. Exemplo de armário planejado.

  • Móveis multi-uso: Sofás cama, mesas laterais que podem ser convertidas em mesas de jantar, escada com gavetas, banco que também funciona como baú… aqui vale tudo pessoal! Tem que ter criatividade!
    escada-gaveta-2

    Exemplo de escadas-gavetas.

    A Má até me mostrou alguns armários que se movem sobre trilhos suspensos localizados no meio da sala capazes de converter um ambiente em outro! É muito legal! Dá para guardar um monte de coisa.

  • Verticalize: Se o espaço for pequeno, aproveite-o até o teto sem dó nem piedade. Para aqueles que gostam de armazenar livros, vasos e outros objetos de decoração, a verticalização pode ser uma solução muito legal! Sem contar que dá um look bem moderno ao seu ambiente!

    vertifcalizacao

    Exemplo de verticalização

  • Prateleira e nichos: Use e abuse! Dá para guardar um montão de coisas nesses locais. Se você tiver um pé direito mais alto, vale a pena até pensar em um mezanino com cama ou um escritório.

    prateleira

    Projeto da Marília. Exemplo de pratelerias.

cama-suspensa-01

Exemplo de mezanino com cama.

  • Aproveite cada cantinho: Todo lugar é lugar! Se vc tiver um corredor mais largo, pode pensar em um pequeno escritório. Ou quem sabe em uma sapateira suspensa!

 

escritorio-corredor

Projeto da Marília: Exemplo de escritório no corredor.

Mas é isso aí minha gente! Minha arrumação oficialmente acabou! Apliquei a técnica da Marie Kondo direitinho e adorei! Mas ainda tenho bastante trabalho a ser feito. Preciso de uma ajudinha profissional para bolar um espaço de esportes! Pretendo selecionar um cômodo e fazer uma mega transformação nele! Como eu e meu marido praticamos thriatlon, certamente vamos usufruir desse espaço de maneira comum. Nada como ter nossas coisinhas acomodadas do jeito certo, não é mesmo? Quem é que não gosta de viver em um ambiente bem arrumadinho!?

Beijos e até próximo post!

Ma

PS: Todos os projetos da Marília estão com legenda. Os demais projetos, não são dá Ma, mas colocamos aqui para ilustrar algumas das ideias do post! 

mariliaMarília Rondinelli Boccia: casada a 7 anos, futura-mamãe, atleta iniciante em corrida de aventura e arquiteta formada pela Unicamp! Linda, inteligente e mega competente! Só faz projetos de cair o queixo. Babem em alguns de seus projetos aqui no blog! Mulher moderna como a gente! Ma, adorei nosso encontro! Quero repeteco! 😉 Beijos

Projetos da Ma: