A minha busca por uma oportunidade profissional

Como muitos de vocês já sabem, estou prestes a completar meu primeiro mês desempregada. Fiquei bastante triste com tudo o que aconteceu e até um pouco desmotivada para redigir textos aqui para o nosso blog. Confesso que precisava de um tempo para “curtir minha fossa”, fazer reflexões e desfrutar de um pouco de ócio. Mas agora já deu! Como uma boa geminiana, que vive nos 220V, já estou pronta para saracutear por aí! Já me sinto mais renovada, mais criativa e cheia de novas experiências para dividir com vocês. No post de hoje, quero contar o que andei aprontando esses últimos dias. Especialmente no que diz respeito à busca de uma nova oportunidade profissional! Por enquanto, a ideia aqui é contar para vocês de maneira resumida, as ações que andei tomando. Prometo que nos próximos posts vou me aprofundar em cada um desses temas que podem vir a ser interessantes e úteis para alguns de vocês.

Busca de oportunidades

Não tem jeito minha gente: um desempregado que se preze tem que ir à luta! Mas não podemos ir “atirando” para tudo quanto é lado. Temos que trabalhar de maneira inteligente para garantir maiores chances de sucesso. Eu sei, eu sei … na hora do desespero fica difícil manter a compostura! Mas acreditem em mim: a busca por um emprego deve ser conduzida de maneira inteligente e organizada, de forma a garantirmos a efetividade das nossas iniciativas. Eu mesma já consegui me “enfiar” em alguns processos  seletivos mediante essa minha estratégia de assertividade. Ainda não tenho nada certo mas pelo menos as coisas estão caminhando! Vou listar para vocês algumas ações que andei tomando ao longo desses últimos dias:

1.1. COACH

Na verdade, como diz minha querida psicóloga Adriana, comecei a fazer um teracoach! Terapia + Coach ! Morri de rir quando escutei essa definição pela primeira vez. Mas ela está certíssima! Reservei uma hora por semana para “chorar as pitangas” lá com ela e, ao mesmo tempo, fazer um trabalho mais direcionado de auto-conhecimento e desenvolvimento de minhas competências! É preciso ter inteligência emocional para encarar novos desafios. E esse trabalho de coach é extremamente enriquecedor para nós profissionais. Ele nos preparar para o “que der e vier”! Portanto, levante a cabeça, sacuda a poeira e mãos a obra! Vai ter post sobre isso logo mais!

photo-1473181595010-385913d02c73

1.2. LINKEDIN

Tem que estar atualizado e tem que ser movimentado! Vocês conhecem aquele ditado: “quem não é visto não é lembrado”? Pois é: temos que estar visíveis e disponíveis. O LinkedIn é hoje a ferramenta mais utilizada pelos headhunters e empresas de recrutamento e seleção na busca de profissionais qualificados. photo-1429051883746-afd9d56fbdafConfesso que o meu LinkedIn estava ali de enfeite. Adormecido. Praticamente não tinha conteúdo. Esteja você empregado ou não, o seu LinkedIn tem que estar impecável! Publique textos, compartilhe artigos técnicos, siga empresas que você admira! “De buena”: troque um pouco o Facebook e o Instagram pelo LinkedIn. Faça um trabalho ativo e não reativo!

1.3. ATUALIZE SEU CURRÍCULO

photo-1444427169197-de497742b62dMuitas empresas ainda pedem o tradicional currículo em PDF embora o LinkedIn seja a ferramenta mais utilizada nos dias atuais. Para construir um bom currículo é preciso ser bastante objetivo e direto. No máximo duas folhas! Como falei anteriormente, depois vai ter post sobre cada um desses tópicos! Aí ensino para vocês o que aprendi sobre confecção de currículos!

1.4. NETWORKING

Parece clichê, minha gente, mas essa é a hora de ativar a sua rede de contatos. Eu sei … é de doer. É duro ter que passar aquele óleo de peroba na cara e pedir ajuda. Para mim não foi algo fácil. Mas gente.. faz parte! Eu particularmente sempre me senti desconfortável de indicar pessoas cujo trabalho profissional eu desconhecia.  Mas nunca deixei ninguém na mão. A minha maneira de gerenciar esse desconforto, era repassando o CV e reforçando que nunca havia trabalhado com aquela pessoa.  Ponto. Pessoal… o objetivo, no final das contas, é garantir que o CV caia nas mãos certas. O ponto é o seguinte: vocês vão encontrar de tudo por aí afora! Desde o camarada que vai te dar uma mão até aquele que vai se fingir de morto. Não fique magoado. É muito importante respeitar o espaço de cada um. Graças a Deus, a maioria dos meus contatos se sensibilizou com a minha situação e quis me ajudar! Enfim… não podemos nos acomodar! Como eu falei: temos que fazer um trabalho bem pró-ativo!

photo-1418225162054-0f773a996f9e

1.5. OUTPLACEMENT & RECOLOCAÇÃO

Confesso que fiquei curiosa para entender a dinâmica desse serviço que é comumente ofertado por empresas especializadas em Recursos Humanos. O Outplacement é aquele serviço onde a pessoa física arca com os custos de sua própria recolocação. Esse trabalho costuma vir acompanhado de um coaching e um assessment de competências para que o profissional seja devidamente preparado para as oportunidades que estão por vir. Durante as últimas semanas tive a oportunidade de visitar algumas empresas e aprender um pouquinho sobre esse mercado. Cada um que chegue às  suas próprias conclusões… eu já dei o meu veredicto final sobre o assunto: vou esperar um pouco mais antes de fazer esse investimento. Não é nada barato! Sem contar que não existe nenhuma garantia de sua recolocação através desse tipo de canal. É uma aposta de alto risco! Vai ter post sobre esse tema também!

photo-1454023989775-79520f04322c

1.6. EMPRESAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Diferentemente das empresas de Outplacement que trabalham para a pessoa física, as empresas de recrutamento e seleção, trabalham para as pessoas jurídicas, ou seja, para as empresas. São eles que postam vagas! É muito importante disponibilizar o nosso currículo no banco de dados dessas empresas. Mesmo que não exista nenhuma vaga aberta no momento. Só que mais importante do que isso: agende uma reunião com os recrutadores para que eles possam te conhecer pessoalmente. Acredite em mim: eles recebem muitos currículos. É possível que o seu seja “só mais um”. Precisamos garantir que o nosso CV caia nas mãos certas. Lembre-se: para essas empresas, nós desempregados somos meros produtos! E eles ficam encantados quando têm nas mãos um bom currículo! Pois isso para eles significa “negócio”! Portanto, mais um vez: corre atrás!

E é isso aí pessoal! Como vocês podem ver, passei as últimas semanas aprendendo esse monte de coisas novas! Não é demais!? Prova de que podemos  sempre extrair algo bom das situações difíceis.

photo-1446707052533-0e1d48e08aa9

Quando estamos vivendo um momento difícil em nossas vidas, estamos o tempo todo na corda bamba, no limiar da tristeza! Mas não podemos nos deixar sucumbir! O tempo todo, tenho procurado resgatar aquele meu otimismo nato, aquela minha alegria contagiante que está guardadinha no fundo do meu coração.

As vezes bate aquela baita frustração: estou à mercê do mercado. Não tenho controle total dessa situação. E isso me deixa muito ansiosa. Mas enfim… é como minha coach sempre diz: respira fundo dona Mayra e foque naquilo que você pode controlar. A minha parte estou fazendo! Estou me preparando para as entrevistas e correndo atrás! Eu tenho um bom currículo e construi uma sólida carreira profissional! O negócio é manter auto-estima elevada para poder encarar o que está por vir! E tenho certeza que a vida está me reservando algo espetacular! É só uma questão de tempo!

Always hoping for the best!