Página viradíssima

CONSEGUI EMPREGO!!!

Não tem como começar esse post de outra maneira: estou muito feliz e muito entusiasmada com o meu novo desafio profissional e meu coração está prestes a explodir de tanta alegria!!

Bom… mas também, vamos combinar: eu mereço vai!!!?? Deus que me livre e guarde: que ano infernal foi 2016!!! Challenge Floripa cancelado, marido operado, demissão repentina… pelo amor de Deus!

Eu sei … demorei muito para escrever esse post para vocês! Quem acompanha de perto o meu blog deve estar inconformado: “Como assim !!? Quando é que você pretendia contar para gente esse último babado?”

De fato, preciso me redimir! Sei que muitos de vocês estavam na torcida pela minha recolocação ! Vocês merecem saber um pouco mais sobre o grande desfecho da minha saga! Vocês me perdoam? Tardo mas não falho!

Senta aí que lá vem história!

p_p4ngz5cb4-aga-putra

O dia fatídico

17 de outubro de 2016! Fui demitida.

Escrevi um post mega sentimental sobre isso, “Virando a página”… vocês leram, vai?! Super repercussão! 😉 Recorde de acessos! Bom, tenho que concordar que foi um dos posts mais lindos que eu já escrevi. Acho que quando a gente escreve com o coração, dá nisso! 😉

Mas independentemente do que aconteceu, tenho que dizer: Eu simplesmente AMAVA a empresa aonde eu trabalhava. Foram 5 anos ! Passei bons momentos ali! A empresa foi definitivamente uma escola para mim. Aprendi muito!!!! Sem contar o carinho que tenho pelos meus ex-colegas de trabalho. Como eu gostava do pessoal!!! Mas enfim.. a vida é assim mesmo! Uma caixinha de surpresas, né?

Minha fé

Acreditem em mim: ser demitido é uma M&*¨%^ !!! A gente se sente o cocô do cavalo do bandido. Nos sentimos indefesos, vulneráveis e com baixa auto-estima. Sem contar que demora uma eternidade para a gente sair da fossa! No meu caso, fiquei down por cerca de 5 semanas.

Eu não sou daquelas católicas fervorosas mas confesso que me apeguei muito à Deus nesses últimos meses. Passei a frequentar as missas de Nossa Senhora Desatadora dos Nós para pedir luz e paz de espírito. Eu não conseguia compreender o por quê daquilo tudo..

bebqppehem4-ben-white

Buscando emprego

Rezar é muito bom. Chorar também. A gente lava a alma e se espiritualiza bastante! Mas para conseguir emprego, não tem jeito: tem que colocar as mãos na massa. Uma semana depois de minha demissão, comecei a disparar currículo. Gente ! Pára tudo!!! Fiquei assustada de ver o tanto de vaga que tinha disponível! E eu achando que o país estava em crise. Sem brincadeira!!! Na área onde eu atuo, tinha umas 25 vagas! Só que a maioria delas era em São Paulo. Isso que mata! Não queria sair do interior. Penso muito na questão da logística para poder pegar a minha filha na escola, qualidade de vida… essas coisas! Com isso acabei limitando um pouco as minhas possibilidades.

Havia um outro porém: apesar de ter bastante vaga, também tinha bastante candidato! Depois da onda de demissões do ano passado, o mercado ficou saturado! Das 15 vagas às quais me candidatei, fui chamada para apenas 4 processos. Pouca coisa, né? Para vocês sentirem o drama!

Um deles era um processo de uma famosa editora de livros técnicos científicos. Minha cara! Adorei!! Rolou a maior conexão com a entrevistadora! Ficamos uma hora juntas … mas no final ela falou: “Que pena que você não é do setor!”. E nunca mais me ligou…

A segunda vaga era para uma multinacional de grande porte que eu sempre admirei muito! Mas confesso que o escopo de trabalho não era muito atrativo… enfim! Eu não estava em posição de escolher muito! No fim, acabaram efetuando uma contratação interna. Não deu certo!

E por fim, no final de outubro, fui finalmente chamada para um último processo! Uma indústria química norte-americana com foco em insumos cosméticos! E nesse processo eu passei!!! Vou contar para vocês como é que foi!

vsg9u253qvy-gili-benita

Meu novo emprego

Eu estava na escola de canto de minha filha quando recebi o telefonema de uma empresa de RH terceirizada! Eles haviam sido contratados pela minha empresa atual para fazer a primeira triagem e o recrutamento de profissionais no mercado. Marcamos um entrevista no escritório dessa empresa de RH lá em São Paulo e a psicóloga foi uma fofa comigo!!! Vocês sabem … a gente fica um pouco nervoso nesses processos seletivos É inevitável! Afinal estamos sendo avaliados. Mas ela me deixou super a vontade e ficamos literalmente batendo papo por uma hora e meia. No final da entrevista ela foi muito sincera: “Você tem o perfil comportamental perfeito para  a vaga mas tem um pequeno porém: você não vem do setor cosmético e essa é uma exigência da empresa! Fazemos assim, vou encaminhar o seu currículo e… quem sabe!”. Apesar de ter ido bem na entrevista, não criei muita expectativa. Eu sabia que estaria concorrendo com profissionais advindos de uma Natura, uma L´Óreal ou um Boticário. Pensei comigo: “sem chance!”.

Segundo round! Lá vou eu! Na sede da empresa em Jaguariúna city ! Entrevista todinha em inglês com a americana que é a General Manager da planta. Gente… conversa de 2,5 horas. Ficamos batendo altos papos sobre marketing! Alto nível o negócio! Ela quis se aprofundar em tudo quanto é assunto que vocês possam imaginar! Naquele momento caiu minha ficha: a minha empresa anterior foi definitivamente uma escola para mim! E posso falar? Nem eu sabia que eu sabia tanto de marketing!!! Sério… a medida que eu ia falando, eu ia ficando impressionada com a minha própria desenvoltura: não é que eu domino esse negócio!? Eu falava sobre estratégia de canal, pricing, NPI, controle de inventário… não titubeava! Respondi todas as perguntas com maestria. Saí de lá com a seguinte sensação: “Caramba… acho que eu sou boa mesmo nisso!”. Para quem estava com tão baixa-autoestima, nada mal!

bwki71ap-y8-tim-gouw

O processo durou 1 mês. Foram 7 etapas no total. Foi então que dia 1 de dezembro de 2016 ganhei meu presente de natal antecipado: Recebi uma proposta de trabalho!!!!!!!!!! 😀 Em menos de 2 meses, já estava recolocada.  E melhor ainda: com um salário maior que o anterior! Incrível né? Concordo que tenho um bom currículo, mas uma pitada de sorte e de fé não fazem mal a ninguém! 😉 Enfim… como tudo aconteceu no final do ano, combinamos de efetivar o contrato em janeiro! Com isso ganhei mais uns dias de “férias”! 😉

Recomeço

Pois é … fui selecionada. Podemos dizer que chegou ao fim a minha maratona de entrevistas. É um empresa multinacional pequena mas lá tudo funciona de maneira super redondinha. E as pessoas são incríveis. Fui super bem recebida. A intranet dos caras tem uma espécie de facebook e minha apresentação ao time foi formalmente realizada através desse canal! Ganhei várias curtidas e vários recadinhos de “welcome” do time global! Os caras tem planta na China, França, EUA e Itália… chiquérrimo !  Fazia muito tempo que não me sentia assim: Tão valorizada e especial. Sinto que eu posso contribuir bastante e fazer a diferença. Aliás… as pessoas estão com bastante expectativa. Tenho uma grande responsabilidade pela frente, mas tenho certeza de que vou dar conta do recado. Estou preparada para posição. Sem contar que sou química: logo logo pego o jeito da linha de produto! Imagina: cosméticos!!!!! Minha vida agora é falar de creme hidratante, protetor solar e xampu. Que mulher que não gosta disso!!! 😉

bkad07qeijc-manu-camargo

Aprendizado

Tudo na vida tem a sua razão de ser.

Hoje vejo isso com muito mais claridade.

Eu gostava muito de minha empresa anterior mas confesso que estava ansiando por mudança. Eu não queria aceitar que o meu ciclo anterior já estava encerrado. E fui empurrando com a barriga. Eu jamais teria saído para o mercado se não tivesse sido demitida.

Esses dias atrás compartilhei em meu LinkedIn um artigo muito legal do Walter Longo chamado “Você é um realizador ou um relacionador”. Demais… leiam! Eu definitivamente sou uma realizadora. Não curto fazer política. Não tenho tempo para isso. Quero fazer o meu trabalho com louvor e ir para casa. Ficar com a minha família que é o meu bem mais precioso. Eu acho que finalmente encontrei o meu lugar. Fui escolhida justamente porque sou uma realizadora. Ponto final. Estou ali para fazer a diferença. Posso ser eu mesma. 100%. Sem malícia.

_lxz1u6pomw-lizzie-guilbert

Conselho de Mazinha

Se me permitem, quero deixar uma dica para os profissionais de plantão! Mantenham o LINKEDIN sempre atualizado. Não se acomodem. A cada 3 anos, deem uma checada no que tem de oportunidade por aí afora. Acreditem: é possível incrementar o salário em até 25% quando buscamos oportunidade fora de nossas próprias organizações. E tem um monte de empresa legal por aí. Muitas start ups chegando ao país. Aquisições. Aliás… start up é a moda da vez. Quem construir um currículo com expertise em start up, estará em alta daqui alguns anos. Conversei com uma profissional da Hays e é bem por aí … fiquem de olho. Sem contar que não dá para ficar contando com a sorte: se você sentir que a empresa está passando por restruturação de organograma, que sua divisão é vulnerável, que o seu relacionamento com o chefe não está legal… não pense duas vezes: pica a mula! Precisamos estar muito atentos às movimentações. O mundo corporativo está abarrotado de relacionadores. Nós realizadores não temos espaço quando o “bicho pega pra capar”. Somos os primeiros a rodar! E vai por mim: ser demitido não é legal.

Agradecimentos

Por fim, queria muito aproveitar esse post para fazer um agradecimento.

oxjo1iqbk7m-matt-jones.jpg

Minha coach querida Dri, que me abriu a mente para novas ideias. Que me fez compreender quem sou. O que busco. O que me faz feliz.

Minha família que vibrava comigo a cada nova conquista. Sempre muito carinhosos.

Meus amigos sempre na torcida. Lili, Mari, Gui, Palermo, Camila, Paty, Rick, Ra, Gabi, Ma, Ju, Tielly, Gabi, Thais… e muitas outras pessoas!

Um agradecimento especial aos meus ex-colegas de trabalho.

E finalmente, um agradecimento ao meu marido, irmão, amigo e eterno namorado que aguentou bravamente uma chata de galocha chorona por meses a fio! Te amo pituco. E Catinha … meu eterno bebê… meu docinho de côco que me enchia de beijos quando me via triste.

Bora trabalhar!!!!

Beijos

2 comentários sobre “Página viradíssima

Os comentários estão desativados.