Amo trabalhar! Mas com moderação…

Como eu amo trabalhar! Eu sei … já disse isso para vocês um bilhão de vezes! Mas gente … I can´t help myself! A-DO-RO!

Levantei hoje cedo, ultra mega animada para começar a segunda-feira. Tem gente que já começa de mau-humor. Mas eu não. Começo a semana super animada! Estou tocando um projeto bem bacana, relacionado ao website de minha empresa e estou aprendendo um monte de coisas novas! Como trabalho com diferentes interfaces (TI, Vendas, Marketing digital, química e engenharia) meu cérebro fica a mil por hora! Muito legal… todos os dias aprendo algo novo. E isso faz com que me sinta VIVA!

Mas enfim …

Tem um ditado que diz assim:

“Eight hours work, eight hours sleep, and eight hours recreation”

Não sei ao certo de quem é esse “quote”… ja ouvi dizer que é de Einstein. Mas tem quem acredite que é de Robert Owen, um reformista social galês, considerado um dos fundadores do socialismo e do cooperativismo. Ou de Brigham Young, pregador religioso, historiador e governador do Estado de Utah.

Embora eu adore trabalhar, confesso que faço isso com moderação. 😉

Vocês me conhecem: eu sou uma grande entusiasta da prática do EQUÍLIBRIO. Sou uma profissional responsável e dedicada. Mas confesso que às 17h30, preciso desligar tudo e ir para casa. Dar umas beijocas na minha filha. Preciso treinar. Ler um livro. Namorar meu maridinho… tem mais um monte de coisas que gosto de fazer, das quais não abro mão.

crew-22256

Embora saibamos que esse modelo das 8h é o mais recomendável para nossa saúde física e mental, muitas pessoas simplesmente não conseguem colocar essa filosofia de vida em prática. E digo mais: no fundo no fundo, gente equilibrada incomoda! Me lembro que na minha outra empresa, o povo trabalhava insanamente. Quando eu levantava as 17h30 para buscar minha filha na escola, tinha quem me olhasse torto. Uma meia dúzia labutava até às 20h ou até mais tarde. Email então! Era uma prática comum até aos sábados e domingos. Meu Backberry vivia com a luzinha vermelha. E mais tarde, quando veio o Iphone, o “bichinho” não parava de “chacoalhar”, o que indicava que tinha email entrando. O pior é que todo mundo achava isso normal! E depois eu é que sou estranha … vai entender!!!

Gente … do jeito que eu falo, pode parecer que eu não sou uma pessoa comprometida. Que desligo o computador às 17h30 mesmo que esteja caindo o mundo… mas não é bem assim! Tem vezes que, ok!! Quando estamos no meio de um projeto crítico, que exige um pouco mais de dedicação e algumas horas extras, tudo bem! Faz parte e estamos aí para isso!!! Quando eu preciso sair mais cedo para levar minha filha ao médico, a minha empresa é compreensiva. Acho mais do que justo, eventualmente, me dedicar umas horinhas a mais à empresa para fechar um outro assunto de caráter urgente. Faz parte … O problema é que não dá para ficar “sprintando” o tempo todo. A hora que o negócio de ficar trabalhando até tarde vira rotina, HOUSTON WE HAVE A PROBLEM! Vocês não acham? Ou será que a louca sou eu? De boa … ou falta recurso, ou falta foco, ou falta competência… ou sei lá! Mas alguma coisa tem!!!

rawpixel-com-252130.jpg

Desde que comecei na minha nova empresa, comecei a ver as coisas por um outro prisma. Antes, achava normal o nível de stress que eu vivia. Para mim era normal o volume de trabalho insano que eu tinha. Afinal… aquela era minha realidade. Eu não conhecia o outro lado da moeda. Me lembro que costumava receber alguns feedbacks a respeito de falhas bobas que eu cometia: erros de digitação, esquecimento de um ou outro assunto… e me sentia mal por isso. Sempre me cobrei muito. E sempre prezei pela qualidade do meu serviço. Mas hoje vejo, que era HUMANAMENTE impossível não falhar. A culpa definitivamente não era minha. É aquele bom e velho ditado: “Você quer rápido ou bem feito?”.

Mas que bom que o mundo dá voltas, não é mesmo!?

Meu trabalho hoje só me dá alegria! É tão gostoso!!! Tenho tempo de executar as coisas com calma. De fazer tudo bem feitinho. Caprichado. Tenho tempo de estudar! Todos os dias pela manhã, leio os artigos do Euromonitor para ver como anda o mercado onde atuo (Beleza e Cuidados Pessoais). Quais as novas tendências… os modismos. Esse é um mercado muito dinâmico e todo cheio de glamour. Preciso estar sempre muito antenada.

Enfim… abram os olhos: não é normal trabalhar mais que 8h por dia!!! Se isso estiver acontecendo com você: do something about it. Reveja os seus processos. Redistribua tarefas. Nivele recursos. Saiba dizer NÃO!! Whatever! Mas faça alguma coisa a respeito. Senão vocês vão adoecer. E digo isso com tamanha propriedade sobre o assunto, pois já aconteceu comigo. Quando estamos imersos em um determinado contexto, ficamos cegos. A gente acha que certas coisas são normais. Mas não são. Perdemos a noção da realidade.

Enfim … trabalhar é bom demais, mas a vida é muito mais que isso!

#ficaadica!

francesco-gallarotti-2756